1/12/11 - Fiocruz
Fomos à Fiocruz no Dia Mundial de luta contra a AIDS. Devido a essa data, havia o Show+ que contava com a apresentação de grupos que falassem sobre a temática, mas principalmente grupos de pagode, dança do ventre e break das comunidades vizinhas. Chegamos e ficamos em dia de festa para todos.
A equipe do Estética Central foi muito bem recebida por Josias, que nos deixou numa sala confortável e com ar condicionado num dia de sol e calor intenso em plena Avenida Brasil. Aguardamos a chegada das pessoas que iriam participar da oficina depois do café da manhã coletivo. Mas, enquanto esperávamos, Ana que estava no show, chegou na sala acompanhada por Danton, dizendo querer fazer um vídeo sobre a apresentação do grupo de teatro que sua mãe Flávia Cristina participava. Assim, enquanto filmávamos com Ana, pudemos também aproveitar um pouco do cafezão coletivo. Ana fez imagens do ensaio e do início da apresentação.
Em paralelo, numa das portarias dos tantos prédios da Fiocruz, Rivaldo desenhava com a paciência e atenciosa técnica do pontilhismo. Aqui saiu um vídeo! Aqui mesmo trabalhando e desenhando, Rivaldo fez seu vídeo!
Ana já editava seu filme com o título de "Cuide-se" com o editor Felipe, quando Kaka, Monalisa, Rivaldo (outro Rivaldo, não do pontilhismo), Junior, Bianca e Edson chegaram ainda tímidos na tal sala com ar condicionado. Após um bate papo com Belão logo se soltaram e se animaram discutindo o que filmar e como seria o programa no estilo “Casos de Família”. A gravação foi divertida, mobilizando toda a equipe na gravação do filme/programa que acabou sendo dividido em duas partes na edição.
O dia na Fiocruz foi muito positivo (sem trocadilho com Show+, mas por toda a experiência), pois não somente as pessoas que interagimos, não conheciam o Estética Central, como alguns da equipe não conheciam as possibilidades de lazer e bem estar dentro da Fiocruz. Uma aproximação entre o audiovisual e a saúde, entre o lúdico e a ciência, onde a pesquisa cientifica e o audiovisual têm como base pertinente e comum a experimentação. Sentimos a oficina como um lugar de socialização entre as pessoas que freqüentam a Fiocruz com objetivos variados. Isso foi pontuado na entrevista com Nilo, um do pesquisadores locais, onde colocou a compreensão do vídeo como bom meio de comunicar e chegar mais fácil às pessoas para tratar de temas complexos ou não.
Veja abaixo o vídeos realizados hoje.
Pontos de Rivaldo
Cuide-se de Ana
Casos de Família de Felipe, quando Kaka, Monalisa, Rivaldo, Junior, Bianca e Edson
Nenhum comentário:
Postar um comentário