terça-feira, 6 de dezembro de 2011


06/12/11 -  Mandalas do Saber - Casa de Arte de Educar


Fomos recebidos por Leandra, que nos acompanhou e explicou a toda a equipe muito empolgada a base pedagógica que norteia a Casa da Arte de Educar. Falou da importância da mistura de saberes, onde o saber empírico - do dia a dia de cada - é tão importante quanto a do saber acadêmico - que obtemos nas escolas e faculdades. Essa miscigenação a busca feita na casa com alunos de Vila Isabel e da comunidade dos Macacos.  Nos contou também que os adolescentes do projeto já haviam tido contato com o audiovisual  num trabalho recente sobre gravidez na adolescência, onde optaram por esse meio para falar do tema - o que explica  que explica as idéias iniciais de alguns grupos em falar sobre gravidez ao longo da oficina com o Estética Central.


O grupo de adolescentes entre  13 anos e 15 anos chegou de uma vez e preencheu a sala inicialmente tímidos, mas com uma dinâmica para entrosamento da galera ficou quente e animada. Crescendo mais em número de adolescentes, galera já relaxada assistiu aos vídeos que atecederam as falas sobre o que é audiovisual.


Depois disso partiram para a ação, forma divididos em grupos ou duplas, cada qual com um tema. Ao retornarem para a Casa Arte de Educar, nenhum dos que filmaram puderam editar junto com os editores os seus filmes, devido ao horário de saída e necessidade iream para a escola à tarde. Combinamos então tal atividade na base do Estética Central, onde a partir de maracção prévia poderiam  deles não permitiu que editássemos todos os vídeos e conforme já fazemos, combinamos de editarem um dia na base do Estética Central.


Almoçamos e voltamos muito cansados após a galerona da parte da manhã. Já tinha uma meninada esperta nos esperando, mas antes para render e chegar junto com mais uma oficina, precisamos reabastecer numa cochilada nas almofadas da sala de brinquedos. Acordamos com algumas crianças nos olhando e rindo com curiosidade.


Um pouco mais organizada, essa oficina foi realizada com os alunos da parte da tarde. Alguns alunos já tinham tido contato com auduvisual e havia um adolescente que já conhecia o Estética, ficando muito empolgado de nos ver lá. Foi um dia cheio de muitos filmes e boas trocas, mesmo que rápidas e um pouco confusas com a grande quantidade de pessoas num espaço que ficou pequeno por isso.























Nenhum comentário:

Postar um comentário